Racionalização de ônibus no Rio elimina mais sete linhas no sábado
Ônibus em Avenida da Zona Sul Do Rio
MUDANÇAS EM 9/01 | |
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Linha extinta | Nova opção aos passageiros |
143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei) | Troncal 5 |
161 (Lapa x Leblon – via Jóquei – Circular) | Troncal 10 |
162 (Lapa X Leblon – via Copacabana – Circular) | Troncal 10 |
170 (Rodoviária x Gávea - Circular) | Troncal 5 |
172 (Rodoviária x Leblon - via túnel Santa Bárbara/ circular) | Troncal 9 |
173 (Rodoviária x Leblon - via Túnel santa Bárbara/Circular) | Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária) |
178 (São Conrado x Rodoviária - via Central) | Troncal 9 |
O projeto de racionalização das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio entra em sua segunda fase de implantação a partir de sábado (9). Entrarão em operação quatro novas linhas, que irão substituir outras sete extintas no mesmo dia. No dia 16 de janeiro, acontece a segunda etapa desta segunda fase do projeto, com a modificação de quatro linhas já existentes.
No sábado, começam a circular as linhas Troncal 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), Troncal 9 (São Conrado X Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara), Troncal 10 (General Osório X Cruz Vermelha – via Jd. Botânico/Lapa) e a 112 (Alto Gávea X Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular). Serão extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.
Segundo a prefeitura, os passageiros serão orientados sobre as mudanças por meio de panfletos e cartazes. Além disso, agentes de divulgação da Rio Ônibus estarão nas ruas para orientar os usuários. Para esta etapa do dia 9 de janeiro, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos bairros Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil).
Segundo a prefeitura, os passageiros serão orientados sobre as mudanças por meio de panfletos e cartazes. Além disso, agentes de divulgação da Rio Ônibus estarão nas ruas para orientar os usuários. Para esta etapa do dia 9 de janeiro, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos bairros Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil).
Modificação das linhas 474, 484, 483 e 413
No dia 16 de janeiro, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada. Ela passará a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara. Seu itinerário será encurtado e seu ponto final será no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que deixará de ir até Copacabana, passando retornar no Castelo.
No dia 16 de janeiro, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada. Ela passará a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara. Seu itinerário será encurtado e seu ponto final será no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que deixará de ir até Copacabana, passando retornar no Castelo.
MUDANÇAS EM 16/01 | |
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Linha atual | Linha encurtada |
474 (Jacaré x Jardim de Alah) | 474 (Jacaré x Copacabana - via Túnel Santa Bárbara) |
484 (Olaria x Copacabana- via Aterro -Circular) | 484 (Olaria x Candelária - Circular) |
413 (Muda x Jardim de Alah-via Aterro) | 413 (Muda x Castelo - circular) |
475 (Méier x Lido) | 475 (Méier x Castelo - circular) |
Também no dia 16, a linha 484 deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central - via Aterro do Flamengo. Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo terá como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.
No mesmo dia, a linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será encurtada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, os passageiros desta linha terão como opção a integração com as linhas troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.
Entenda a racionalização
Começaram em outubro uma série de mudanças em linhas de ônibus que vão para a Zona Sul do Rio. Ao fim do processo, 70 linhas serão extintas. Algumas delas já pararam de circular, divididas por etapas determinadas pela prefeitura.
Começaram em outubro uma série de mudanças em linhas de ônibus que vão para a Zona Sul do Rio. Ao fim do processo, 70 linhas serão extintas. Algumas delas já pararam de circular, divididas por etapas determinadas pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o projeto de racionalização dos ônibus da Zona Sul envolve 124 linhas: 41 serão modificadas; 16, criadas; 13, mantidas; e 70 linhas extintas.
A racionalização proposta pelos técnicos da secretaria se deve ao fato de 64% linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul terem sobreposição em 80% dos trechos, o que quer dizer esses trechos são servidos por mais de uma linha ao mesmo tempo, ocasionando pontos de ônibus cheios de passageiros, e ônibus circulando vazios.
A prefeitura destacou que os passageiros que, com a racionalização, precisam fazer baldeação devem utilizar o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.
A racionalização proposta pelos técnicos da secretaria se deve ao fato de 64% linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul terem sobreposição em 80% dos trechos, o que quer dizer esses trechos são servidos por mais de uma linha ao mesmo tempo, ocasionando pontos de ônibus cheios de passageiros, e ônibus circulando vazios.
A prefeitura destacou que os passageiros que, com a racionalização, precisam fazer baldeação devem utilizar o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.