Após 5 meses, usuários reprovam racionalização de ônibus no Rio


Arte da racionalização dos ônibus (Foto: Editoria de Arte / G1)
A racionalização dos ônibus do Rio, que começou há cinco meses, acumula críticas dos cariocas que usam transporte público. As reclamações são diversas: baldeações, demora para conseguir um coletivo, divulgação pouco eficiente das alterações e até falta de planejamento por parte da prefeitura.
Com início em outubro do ano passado, a racionalização foi feita em duas fases. A primeira fase, que durou até dezembro de 2015, contou com cinco etapas. Assim como a segunda, cuja quinta e última etapa foi realizada no último dia 27 de fevereiro.
Apesar de concluída, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) ressalvou que ainda podem ser feitos ajustes na operação, embora não estejam previstas novas alterações nas linhas. Ao todo, 50 linhas foram extintas, outras 26 foram modificadas e 21 criadas (confira no final da reportagem a relação de todas as linhas).
A racionalização atingiu as linhas municipais que passam pela Zona Sul do Rio e tem como meta reduzir os congestionamentos e melhorar a regularidade do serviço. De acordo com a secretaria, a proposta surgiu após estudos técnicos apontarem que muitas linhas faziam o mesmo trajeto e, consequentemente, alguns ônibus circulavam vazios.
Usuário reclamam
A bióloga Diana Levacov, de 50 anos, mora em Copacabana, na Zona Sul, e trabalha na Praça Mauá, no Centro. Ela tinha quatro linhas de ônibus como opção para chegar até o trabalho. Com as alterações, apenas uma linha passou a atender suas necessidades e ainda é preciso pegar uma segunda condução para desembarcar no destino final. Em entrevista, ela afirmou que a racionalização é uma “experiência bizarra” com os cariocas.

“Se não tivesse trânsito, eu levava uns 25 minutos. É uma viagem curta, eu não vejo motivo para fazer baldeação. Agora, com a racionalização, não tem nenhum ônibus que vá direto. Só o ‘frescão’ que ainda existe, mas o bilhete único não cobre. É uma falta de respeito, parece uma maldade, uma experiência bizarra que estão fazendo com a gente. As pessoas têm que ficar muito tempo nos pontos de ônibus, expostas a assaltos e a perigo. Não conheço ninguém que esteja satisfeito com essa avalanche de mudanças”, afirmou.
Ônibus param em congestionamento no Rio; secretaria de Transportes diz que tráfego melhorou (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Ônibus param em congestionamento no Rio; secretaria de Transportes diz que tráfego melhorou (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
A “implicância” com a baldeação se torna ainda maior quando se tem que trocar de transporte em uma área considerada insegura, em bairros que são alvos de assaltos frequentes. Um desses casos é o da Natasha Leite, de 27 anos, que mora em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e tem que voltar do curso de inglês em Madureira, no Subúrbio do Rio.
“Antes eu pegava o 766 direto para casa, agora tenho que pegar BRT e outros dois ônibus. Não só o tempo de trajeto aumentou, mas o perigo também. Os alimentadores [ônibus comuns que fazem o trajeto entre os pontos de bairros periféricos, onde o corredor expresso não chegam, e as estações do BRT] demoram demais para passar. Eu levava 40 minutos, agora dependo dos transportes. Já passei por assalto, tiroteio, tudo esperando a condução. Agora meu pai está tendo que me buscar, meu custo aumentou”, disse a estudante.
Uma das reclamações que está no topo da lista de insatisfações dos cariocas é a falta de informações sobre as mudanças. De acordo com os usuários, painéis de avisos, marcações de pontos de ônibus e informação para o consumidor são praticamente inexistentes. A universitária Rachel Nunes, de 19 anos, afirmou que sempre tem dificuldade de conseguir um coletivo no Centro da cidade e considerou a racionalização uma “enrolação”.
Rachel faz baldeação para tentar chegar no Grajaú (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Rachel faz baldeação para tentar chegar no Grajaú (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
“A divulgação dessas mudanças pela prefeitura foi muito ruim, as pessoas não sabiam por que o ônibus não passava. Os ônibus agora têm escrito [no letreiro] esse nome ‘troncal 1, 2 ,3’, aí qual é a linha? Você não sabe. Essas mudanças foram uma enrolação. Acho que não teve essa melhora no trânsito que dizem, venho de Niterói todo dia e o trânsito está muito ruim. Dependendo da hora eu volto de barca, porque senão eu fico presa, parada na [Avenida Francisco] Bicalho. Acho que não melhorou, só enrolou o que já era ruim”, afirmou Rachel.
Os ônibus agora têm escrito [no letreiro] esse nome ‘troncal 1, 2 ,3’, aí qual é a linha? Você não sabe. Essas mudanças foram uma enrolação. Acho que não teve essa melhora no trânsito que dizem"
Rachel Lopes, universitária
Secretaria aponta melhorias
Apesar das reclamações, a secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que algumas melhorias já foram percebidas no trânsito da cidade.
De acordo com a secretaria, no Centro, o volume de coletivos reduziu 21% no eixo entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março durante o pico da tarde. Em relação à velocidade média dos ônibus, foi registrado um ganho no tempo de percurso de 22,8% para atravessar o eixo Presidente Antônio Carlos-Primeiro de Março.

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, afirmou que o maior desafio da racionalização está sendo a divulgação do projeto. De acordo com ele, a Rio ônibus, responsável por esse setor, já foi multada.

“A gente tem buscado aprimorar a cada etapa, eu acredito que o cidadão consegue enxergar a necessidade da racionalização, a importância que isso tem para a cidade e para o sistema de transporte. Mas como toda mudança, ela gera um primeiro desconforto. O nosso grande desafio tem sido a comunicação. Nós já multamos a Rio ônibus que é a responsável pela comunicação. Temos feito determinações para que eles aprimorem e atendam melhor o cidadão”, disse

Picciani afirmou ainda que outras linhas receberão mudanças nas próxima etapa da racionalização. “Tivemos mais uma etapa da racionalização nessa semana e a princípio temos uma pausa para que outras etapas sejam discutidas. Certamente, em breve, os técnicos estarão anunciando quais linhas serão modificadas”, afirmou o secretário.
Ponto de ônibus no Centro não tem cobertura e divulga informação errada (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Ponto de ônibus no Centro não tem cobertura e divulga informação errada (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
Taxista aprova

 Entrevistou também pessoas que elogiaram as novas medidas adotadas pela Prefeitura do Rio. De acordo com elas, o trânsito melhorou em alguns pontos da cidade. Roberto da Silva é taxista há 19 anos e afirmou que o trânsito está melhor desde dezembro de 2015. Ele afirmou que, por ele, mais linhas de ônibus deveriam ser extintas.
“Nós começamos a ver uma mudança de dezembro para cá. Sábado retrasado retiraram algumas linhas, mas ainda tem muito ônibus e eles estão andando vazios. Eu acho que as pessoas estão se dividindo em ônibus que fazem o mesmo itinerário, eu acho que tem que tirar mais linha. Tem muito ônibus ainda, tudo rodando vazio rodando”, disse o taxista.
Taxista diz que trânsito na cidade melhorou após racionalização (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Taxista diz que trânsito na cidade melhorou após racionalização (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
A melhoria no trânsito é contestada por alguns usuários de ônibus. Eles afirmam que não perceberam a fluidez nas vias da cidade e que o número de pessoas prejudicadas é superior ao de beneficiadas. A jornalista Luciana Guerra Malta, de 46 anos, criou uma página no Facebook para reunir insatisfeitos com a nova medida. Ela criou a hashtag #QueroMeuÔnibusdeVolta e disse que a população está sofrendo.
“Se o trânsito melhorou, foi realmente muito pouco. Foi uma melhora muito pequena para o tamanho de transtorno que está causando na população. A que custo vale melhorar o trânsito? Não tem sentido. Se colocar na balança, a população está sofrendo. Para que haja uma melhora no transito, essa mudança deveria ter que ser racional. Eu adoraria que o trânsito melhorasse, odeio ficar no trânsito, mas dessa maneira completamente incompetente que lesa o contribuinte não dá”, disse.

VEJA TRAJETOS APÓS MUDANÇAS

MAPA 1
Exemplo de alteração de trajeto após racionalização das linhas de ônibus do Rio (Foto: Editoria de arte/G1)
MAPA 2
Exemplo (2) de alteração de trajeto após racionalização das linhas de ônibus do Rio (Foto: Editoria de arte/G1)
LINHAS EXCLUÍDAS

119 (Copacabana - Candelária)
Opção: Troncal 2

121 (Central - Copacabana)
Opção: Troncal 1

123 (Jardim de Alah - Rodoviária)
Opção: Troncal 3 ou Troncal 4

125 (Central - General Osório)
Opção: Troncal 1

126 (Rodoviária – Copacabana via Túnel Santa Bárbara - Circular)
Opção: Troncal 6

127 (Rodoviária - Copacabana)
Opção: Troncal 4

128 (Rodoviária – Leblon - via Copacabana - Circular)
Opção: Troncal 6

132 (Leblon - Central)
Opção: Troncal 3

136 (Rodoviária – Copacabana - via Leopoldina - Circular)
Opção: Troncal 6

143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei)
Opção: Troncal 5

154 (Ipanema – Central)
Opção: Troncal 6

155 (Ipanema – Central - via Túnel Santa Bárbara)
Opção: Troncal 6

157 (Gávea- Central- via Lagoa/Leblon)
Opção: 17 + Troncal 5

161 (Lapa -  Leblon – via Jóquei – Circular)
Opção: Troncal 10

162 (Lapa - Leblon – via Copacabana – Circular)
Opção: Troncal 10

170 (Rodoviária - Gávea - Circular)
Opção: Troncal 5

172 (Rodoviária - Leblon - via túnel Santa Bárbara/ circular)
Opção: Troncal 9

173 (Rodoviária - Leblon - via Túnel santa Bárbara/Circular)
Opção: Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária)

177 (São Conrado - Candelária)
Opção: Troncal 4

178 (São Conrado - Rodoviária - via Central)
Opção: Troncal 9

180 (Cosme Velho- Central- via Largo do Machado)
Opção: Troncal 8

183 (Laranjeiras- Central - via Túnel Santa Bárbara)
Opção: 580 + Troncal 8

184 (Laranjeiras- Central)
Opção: 580 + Troncal 7 ou Troncal 8
190 (Rodoviária - Leme)
Opção: Troncal 2

305 (Rodoviária - Barra da Tijuca)
Opção: Integrada 1 + 110  ou 303  ou 301

314 (Central - Barra da Tijuca)
Opção: Integrada 1 + Troncal 1 ou 309 ou 345

317 (Central - Alvorada- via Túnel Santa Bárbara)
Opção: 309

318 (Barra Sul - Castelo)
Opção: Integrada 8 SP + Troncal 1 ou 315

332 (Alvorada - Castelo)
Opção: Integrada 2 + Troncal 1 ou 345

354 (Cidade de Deus - Praça XV)
Opção: Integrada 6 + Troncal 1 ou + Troncal 2 ou 339

360 (Carioca - Recreio)
Opção: Integrada 8 + Troncal 1 ou 361

382 (Carioca - Piabas)
Opção: Integrada 9 + Troncal 4 em São Conrado (Shopping Fashion Mall) ou Troncal 1

405 (Ramos- Cosme Velho)
Opção: Troncal 7 + 483

420 (Vila Isabel - Praia de Botafogo)
Opção: 432

421 (Vila Isabel - Prado Júnior)
Opção: 433

423 (Grajaú - Real Grandeza)
Opção: 434

425 (Grajaú - Real Grandeza)
Opção: 435

438 (Vila Isabel- Leblon - via Jóquei- circular)
Opção: 439

501 (Barra - Gávea)
Opção: Integrada 1

502 (Recreio - Gávea)
Opção: Integrada 8

504 (Piabas - Gávea)
Opção: Integrada 9

505 (Recreio - Gávea)
Opção: Integrada 8

511 (Urca – Leblon – via Joquéi – circular)
Opção: Circular 2

512 (Urca – Leblon – via Copacabana- circular)
Opção: Circular 1

535 (Alvorada - Leme)
Opção: Integrada 2

569 (Largo do Machado – Leblon – via Jóquei - circular)
Opção: Circular 1

570 (Largo do Machado – Leblon – via Copacabana -circular)
Opção: Circular 1

573 (Glória – Leblon – via Jóquei - circular)
Opção: Troncal 10

574 (Glória – Leblon – via Copacabana - circular)
Opção: Troncal 10

957 (Maré- Alvorada- via Botafogo/ Av Sernambetiba)
Opção: 955 
LINHAS MODIFICADAS
11 - RODOVIÁRIA NOVO RIO – CINELÂNDIA
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201 - SANTA ALEXANDRINA - CASTELO (via Lapa - Circular)
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213 (ANTIGA 413) - MUDA - CASTELO(circular)
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409 - SAENS PENA - PRAIA DE BOTAFOGO(via Lapa – circular)
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410 - SAENS PENA - GÁVEA (via Túnel Santa Bárbara)
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422 - GRAJAÚ - LARGO DO MACHADO(circular)
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433 - VILA ISABEL - PRAIA DE BOTAFOGO(Via Lapa - circular)
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434 - GRAJAÚ – BOTAFOGO (via Lapa - circular)
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456 - NORTE SHOPPING - SIQUEIRA CAMPOS (via Túnel Santa Bárbara - circular)
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457 - ABOLIÇÃO - SIQUEIRA CAMPOS (via Túnel Santa Bárbara - circular)
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464 - MARACANÃ - PRAIA DE BOTAFOGO(Via Lapa - circular)
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472 - TRIAGEM – LEME (via Túnel Velho)
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473 - SÃO JANUÁRIO - SIQUEIRA CAMPOS(via Túnel Rebouças – circular)
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474 - JACARÉ - COPACABANA (via Túnel Santa Bárbara)
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275 (ANTIGA 475) - MÉIER - CASTELO(circular)
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483 - PENHA - SIQUEIRA CAMPOS (via Túnel Santa Bárbara)
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284 (ANTIGA 484) - OLARIA - CANDELÁRIA(Circular)
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485 - PENHA - SIQUEIRA CAMPOS (via Linha Vermelha/ Túnel Santa Bárbara)
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486 - FUNDÃO - SIQUEIRA CAMPOS (via Túnel Santa Bárbara)
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497 - PENHA - LARGO DO MACHADO
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498 - CIRCULAR DA PENHA - LARGO DO MACHADO
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503 - ALTO LEBLON – GÁVEA (circular)
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509 - HORTO - GENERAL OSÓRIO (via Leblon – circular)
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513 - URCA – HUMAITÁ (circular)
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548 - INTEGRADA 3 ALVORADA- METRÔ BOTAFOGO (via Av das Américas/ Jardim Botânico- circular)
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580 - LARANJEIRAS - LARGO DO MACHADO (circular)
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LINHAS CRIADAS
112 - ALTO GÁVEA - RODOVIÁRIA (via Túnel Rebouças)
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218 - VILA ISABEL - CANDELÁRIA (circular)
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508 - HORTO – BOTAFOGO (via Jardim Botânico – circular)
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517 - GÁVEA PUC - BOTAFOGO (via Lagoa- Epitácio Pessoa – circular)
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581 - CIRCULAR 1 - LEBLON – COSME VELHO (via Copacabana/ Urca/ Largo Machado - circular)
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582 - CIRCULAR 2 - LEBLON – URCA (via Jardim Botânico / Túnel Rebouças/ Laranjeiras – circular)
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INTEGRADA 1 - ALVORADA - RIO SUL (via Av. das Américas/Autoestrada Lagoa-Barra /Av. Atlântica)
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INTEGRADA 2 - ALVORADA - RIO SUL (via Av. Lúcio Costa/ Av. Niemeyer/ Av. Atlântica)
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INTEGRADA 6 - CIDADE DE DEUS – GENERAL OSÓRIO (via Itanhangá)
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INTEGRADA 8 - RECREIO - RIO SUL (via Av. das Américas/ Autoestrada Lagoa-Barra/ Av. Atlântica)
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SERVIÇO PARCIAL/INTEGRADA 8 - BARRA SUL - RIO SUL (via Av. das Américas/ Autoestrada Lagoa-Barra/ Av. Atlântica)
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INTEGRADA 9 - PIABAS - RIO SUL (via Est. Benvindo de Novaes/ Av. Niemeyer/ Av. Atlântica)
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TRONCAL 1 - PRAÇA GENERAL OSÓRIO - CENTRAL (via Av. N S de Copacabana/ Aterro)
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TRONCAL 2 - GENERAL OSÓRIO – RODOVIÁRIA (via Lapa)
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TRONCAL 3 - CENTRAL – LEBLON (via Aterro/Av. N. S. de Copacabana - circular)
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TRONCAL 4 - SÃO CONRADO – RODOVIÁRIA (via Av. N. S. de Copacabana/Aterro/Francisco Bicalho)
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TRONCAL 5 - ALTO GÁVEA - CENTRAL (via Praia de Botafogo / Praia do Flamengo / 1º de Março)
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TRONCAL 6 - JARDIM DE ALAH -  RODOVIÁRIA (via Túnel Santa Bárbara)
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TRONCAL 7 - CENTRAL - COSME VELHO(via Túnel Santa Bárbara)
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TRONCAL 8 - COSME VELHO - RODOVIÁRIA  (via Praça Mauá)
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TRONCAL 9 - SÃO CONRADO - CENTRAL(via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara)
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TRONCAL 10 - GENERAL OSÓRIO - CRUZ VERMELHA (via Jardim Botânico / Lapa)
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