Mudanças na racionalização Da Zona Sul

As alterações atendem aos moradores da Lapa, Grande Tijuca, Méier, Lagoa, Laranjeiras, Barra da Tijuca, Botafogo e Jardim Botânico, atingindo as seguintes linhas: 309, 433, 435, 455, 464, 517, 497, Troncal 2, Troncal 7, Troncal 8 e Troncal 10.
Segundo a Prefeitura do Rio, os ajustes foram elaborados a partir de reclamações e sugestõesdos passageiros ao número 1746, canal de comunicação oficial do município.
Para a linha 309 (Alvorada-Central-via Botafogo), a SMTR determinou o aumento de 25% da frota a fim de reduzir os intervalos das viagens e a espera dos passageiros nos pontos.
Já para a 433 (Vila-Isabel-Praia de Botafogo-via Lapa), terá como trajeto final a Rua Prado Júnior, de onde retorna para Vila Isabel em serviço circular (não faz ponto final). Essa mudança foi feita após passageiros reivindicarem uma opção de acesso direto para Copacabana.
O mesmo acontece com a linha 464 (Maracanã-Praia de Botafogo-via Lapa-circular), que passará a finalizar seu percurso na Rua Siqueira Campos. Para a linha 435 (Grajaú-Gávea-via Túnel Santa Bárbara), a SMTR determinou o aumento de 25% da frota para reduzir o intervalo entre as viagens.
A linha 455 (Méier-Copacabana-via Aterro do Flamengo-circular) ganhou um Serviço Variante, que passa a oferecer uma viagem mais rápida aos seus passageiros pelo Túnel Rebouças (455-SV Méier-Copacabana-via Túnel Rebouças-circular), além do trajeto pelo Aterro.
A linha 517 (Gávea Puc-Botafogo-via Lagoa/Epitácio Pessoa-circular) passa a ter ligação direta com o Centro da cidade, uma vez que o itinerário da linha foi estendido até a Avenida Presidente Wilson, de onde os ônibus retornam para a Gávea a partir da Rua Mestre Valentim. A nova vista passa a ser 517 (Gávea PUC-Glória-via Lagoa/ Epitácio Pessoa-circular).
Para a 497, a linha irá seguir até a Rua Soares Cabral, de onde retorna pelo Viaduto Jardel Filho e faz ponto regulador (área de retorno de uma linha circular) na Rua do Catete, entre Rua Almirante Tamandaré e Rua Machado de Assis. O trajeto da linha havia sido encurtado até o Largo do Machado e a mudança tem como objetivo melhorar o atendimento aos passageiros de Laranjeiras.
As troncais 7 e 8 receberam aumento de 20% e 45% de suas frotas,para diminuir o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus estava acima do normal. Já a Troncal 2, que hoje faz sai da Praça General Osório, em Ipanema, com destino à Rodoviária, no Santo Cristo, via Lapa, haverá mudança de itinerário a partir do dia 19 de março. O trajeto foi estendido até o Jardim de Alah, no Leblon. A nova vista passa a ser (Troncal 2; Jardim de Alah-Rodoviária-via Lapa).
Por sua vez, a Troncal 10, que saía da Praça General Osório com destino à Cruz Vermelha via Jardim Botânico, também passa, a partir do dia 19, a iniciar a viagem no Jardim de Alah, no Leblon, para melhorar o atendimento dos usuários que fazem a ligação Lapa-Botafogo e Jardim Botânico-Leblon. Ao longo do trajeto, a linha seguia pelo Catete* (rua do Catete, sentido Centro; Bento Lisboa, sentido Zona Sul) e agora passa a seguir pela Praia do Flamengo, nos dois sentidos. Os moradores do Catete que precisarem seguir para a Lapa contam com a linha 434 (Grajaú-Botafogo-via Lapa circular).
Comentários
Postar um comentário