conheça os corredores de BRT
Os corredores de BRT Transcarioca, Transoeste e Transolímpica e Transbrasil formam um anel viário de cerca de 155 quilômetros de alta performance na cidade, tornando-a totalmente interligada. O sistema proporciona uma mobilidade mais inteligente, dinâmica, segura e sustentável para a população carioca.
Transoeste
Primeiro BRT da cidade, totalmente segregado do tráfego geral, o BRT Transoeste é composto por linhas expressas e paradoras, incluindo os três terminais Alvorada, Santa Cruz e Campo Grande, estando em operação desde 2012. Com 52 Km de extensão, beneficiando 184 mil pessoas, a linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, já reduziu o tempo de viagem dos passageiros em 40%.
A Prefeitura do Rio entregou 95% deste corredor expresso. A última etapa da Transoeste está em implantação e ligará o Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, para integração com a Linha 4 do metrô.
Transcarioca
A Transcarioca é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. O sistema de BRT (Bus Rapid Transit), inaugurado em 1º de junho de 2014 atende importantes bairros cariocas das zonas norte e oeste como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
Dividida em dois lotes – trecho Barra da Tijuca x Penha e Penha x Ilha do Governador – a Transcarioca possui números expressivos: são 39 km de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações, cinco terminais – Alvorada, Taquara, Tanque, Madureira e Fundão.
Única obra de mobilidade do Rio de Janeiro prevista na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014. O sistema reduziu em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.
Transolímpica
As obras de implantação do corredor Transolímpica seguem a todo vapor. Com 25 km de extensão, o corredor expresso ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia. A Transolímpica ainda terá ligação com a Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia, em Deodoro.
O projeto inclui a duplicação da Avenida Salvador Allende, bem como a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, através da construção de um túnel com quatro emboques. Ao todo, o BRT contará com 18 estações, contabilizando o trecho do entorno do Parque Olímpico.
Transbrasil
Um corredor expresso de ônibus articulados ao longo da Avenida Brasil, desde Deodoro até o Centro da cidade, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho, na altura do Instituto de Traumatologia (Into).
O BRT Transbrasil vai estabelecer um sistema de transporte de alta capacidade entre as zonas Oeste, Norte e o Centro da cidade. A primeira etapa das obras contempla a extensão de 23 km.
O traçado referente à chegada do BRT ao Centro encontra-se em detalhamento pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).
O corredor deverá ter 28 quilômetros, com sete terminais (Deodoro, Margaridas, Missões, Fundão, Gasômetro, Américo Fontenelle e Presidente Vargas), ao todo, 20 estações e 17 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 820 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo.
Transoeste
Primeiro BRT da cidade, totalmente segregado do tráfego geral, o BRT Transoeste é composto por linhas expressas e paradoras, incluindo os três terminais Alvorada, Santa Cruz e Campo Grande, estando em operação desde 2012. Com 52 Km de extensão, beneficiando 184 mil pessoas, a linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, já reduziu o tempo de viagem dos passageiros em 40%.
A Prefeitura do Rio entregou 95% deste corredor expresso. A última etapa da Transoeste está em implantação e ligará o Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, para integração com a Linha 4 do metrô.
Transcarioca
A Transcarioca é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. O sistema de BRT (Bus Rapid Transit), inaugurado em 1º de junho de 2014 atende importantes bairros cariocas das zonas norte e oeste como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
Dividida em dois lotes – trecho Barra da Tijuca x Penha e Penha x Ilha do Governador – a Transcarioca possui números expressivos: são 39 km de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações, cinco terminais – Alvorada, Taquara, Tanque, Madureira e Fundão.
Única obra de mobilidade do Rio de Janeiro prevista na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014. O sistema reduziu em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.
Transolímpica
As obras de implantação do corredor Transolímpica seguem a todo vapor. Com 25 km de extensão, o corredor expresso ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia. A Transolímpica ainda terá ligação com a Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia, em Deodoro.
O projeto inclui a duplicação da Avenida Salvador Allende, bem como a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, através da construção de um túnel com quatro emboques. Ao todo, o BRT contará com 18 estações, contabilizando o trecho do entorno do Parque Olímpico.
Transbrasil
Um corredor expresso de ônibus articulados ao longo da Avenida Brasil, desde Deodoro até o Centro da cidade, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho, na altura do Instituto de Traumatologia (Into).
O BRT Transbrasil vai estabelecer um sistema de transporte de alta capacidade entre as zonas Oeste, Norte e o Centro da cidade. A primeira etapa das obras contempla a extensão de 23 km.
O traçado referente à chegada do BRT ao Centro encontra-se em detalhamento pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).
O corredor deverá ter 28 quilômetros, com sete terminais (Deodoro, Margaridas, Missões, Fundão, Gasômetro, Américo Fontenelle e Presidente Vargas), ao todo, 20 estações e 17 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 820 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo.
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