VIAÇÃO INGÁ É MULTADA PELO DETRO POR NÃO ACATAR NOVOS PONTOS NO CENTRO DO RIO
Foto: divulgação/detro
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou operação especial na empresa Auto Lotação Ingá. A ação foi motivada pela constatação de que a empresa está descumprindo a determinação da Secretaria Municipal de Transportes, que estabeleceu o ponto para as linhas da empresa na rua Marechal Floriano, entre as ruas dos Andradas e do Acre. Desde o último sábado (07/05), quando a mudança de ponto foi implantada, a empresa recebeu 28 multas, no valor de R$ 37.716,52.
Os agentes atuaram nas ruas do Centro do Rio e detectaram ponto irregular das linhas 730D e 731D Castelo – Charitas (via Fonseca), na Rua Visconde de Inhaúma. Além das infrações por parada indevida fora de ponto pré-determinado, a Auto Lotação Ingá recebeu multas referentes a elevador para portadores de deficiência e cinto de segurança de cadeirante com defeito. Um veículo flagrado em mau estado de conservação foi recolhido. A operação segue ao longo da semana.
Segundo o presidente do Detro, Fernando Moraes, o órgão tem atuado de forma contundente na fiscalização no Centro, tentando minimizar os transtornos causados à população pelas obras que visam a implantação do VLT e a revitalização da região central da cidade.
Entendemos que nesse momento delicado de transformação pelo qual passa o Rio, principalmente a região do Centro, todos têm que colaborar e estar sintonizados, para amenizar os impactos e o desconforto gerado para a população. O Detro, os demais órgãos do Estado e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, vêm trabalhando nesse sentido. As empresas de ônibus também têm que dar sua parcela de contribuição e colaborar com o Poder Público, visando o melhor atendimento possível aos cidadãos. Qualquer empresa que descumprir as normas estabelecidas sofrerá os rigores da lei - ressaltou o presidente do Detro.
A multa por paradas indevidas fora dos pontos pré-determinados é no valor de R$ 664,49, dobrando em caso de reincidência. Se o problema persistir, o Detro estuda abrir processo para suspensão dos serviços da Auto Lotação Ingá, que opera cinco linhas intermunicipais. A operação segue ao longo da semana.
O Detro vem intensificando as ações de fiscalização, não só no combate ao transporte irregular, mas também em operações voltadas para verificar as condições da frota regular. Desde janeiro, os agentes apreenderam 567 ônibus intermunicipais e aplicaram um total de 1.033 multas em coletivos. Além da operação de inteligência, as denúncias feitas pela população também são utilizadas para direcionar as ações. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp Fale Detro (21 – 98596-8545).
Comentários
Postar um comentário