Carona VIP: VLT circula à noite, fora do horário oficial, para levar público ao teatro
O VLT é testado num trecho da Avenida Rio Branco, no Centro - Custódio Coimbra/28-2-2016
RIO - Em fase de testes, este mês o VLT Carioca tem circulado com passageiros durante o dia, em horários limitados — a partir de segunda-feira, rodará das 10h às 17 horas, enquanto passa por ajustes. No entanto, desde o fim de semana passado, um determinado grupo de usuários está podendo embarcar para passeios noturnos, numa agenda não divulgada pela prefeitura. De sexta-feira a domingo, bondes têm partido gratuitamente da Praça Mauá para transportar o público da peça “Sacco e Vanzetti”, em cartaz no Armazém da Utopia (ingressos a R$ 40), localizado num trecho ainda em obras do Porto Maravilha. A carona é para ida e volta.
Em nota, a Secretaria municipal de Transportes afirmou que os bondes são cedidos numa parceria que ajuda no desenvolvimento da região. E que, independente da peça, os veículos já estariam circulando sem passageiros, em testes. O uso dos trens pelo público, segundo o órgão, seria uma “ação de incentivo à atividade cultural da Região Portuária. (Isso) não impede outras pessoas interessadas em fazer o trajeto”.
O Consórcio VLT Carioca foi procurado pelo GLOBO, mas não respondeu aos pedidos de entrevista. Tuca Moraes, atriz e produtora da peça, disse que os veículos são cedidos de forma gratuita. Em contrapartida, a produção divulga em seu material que tem o apoio da concessionária:
— Os trens estariam circulando de qualquer forma, com ou sem a peça. Pedimos um apoio à concessionária, porque durante muito tempo o público teve, e ainda tem, o acesso muito prejudicado devido às obras. Também cabe observar que a inauguração do VLT atrasou. Se o serviço tivesse entrado em operação antes, já teríamos o VLT passando em frente ao Armazém — argumentou Tuca.
Vereador pela Rede, Jefferson Moura disse que vai pedir esclarecimentos à prefeitura:
— Apoiar a cultura é válido. Mas estranho ter trem para atender ao público de uma peça. Ou o VLT já está em condições de circular em horário ampliado ou os frequentadores estão servindo de cobaias — criticou.
Na sexta-feira, excepcionalmente, o VLT não funcionou para o público da peça, por precaução. Mais cedo, um dos carros que circulava em testes pelo Centro da cidade teria sido apedrejado. Na nova faixa de horário, anunciada para segunda-feira, também haverá redução do intervalo entre os trens, que passarão a rodar a cada 15 minutos, em ambos os sentidos. Até então, os trens saíam a cada 30 minutos. Desde segunda, veículos transportavam passageiros das 10h às 16h (dias úteis). O serviço continuará a operar com nove paradas, entre o Santos Dumont e a Parada dos Navios, localizada nas imediações do Armazém 4.
Comentários
Postar um comentário