Após meses de atraso, trecho olímpico da Linha 4 é inaugurado


A viagem inaugural da Linha 4 do metrô - Jorge William


RIO - Após meses de atraso, o trecho olímpico da Linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, foi formalmente inaugurado na manhã deste sábado em uma viagem repleta de autoridades de todas as esferas de governo. Cinco estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) ficarão disponíveis, a partir de segunda-feira, para os credenciados e portadores de ingressos para a Olimpíada do Rio. A população poderá usar o transporte em setembro, em horários reduzidos Ainda não há previsão para a inauguração da estação Gávea, inicialmente prevista para os Jogos Olímpicos.

O presidente interino, Michel Temer, o governador Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes destacaram a importância da união entre as administrações municipal, estadual e federal na execução da obra. A presidente afastada Dilma Rousseff, antiga aliada da prefeitura e do governo do Rio, não foi citada em nenhum dos discursos. Temer citou que foi procurado diversas vezes por Pezão e Paes para agilizar a liberação dos recursos necessários para a conclusão da obra. A operação foi feita por meio do BNDES.

— Estou há 70 dias no exercício da Presidência e vocês sabem que o Paes e o Pezão me ligaram cerca de 82 vezes, e ao (Henrique) Meirelles (ministro da Fazenda), 80 vezes, para falar da participação da União nessa coisa extraordinária que é a Olimpíada — afirmou Temer.

O presidente interino lembrou ainda que, em 2009, quando o Rio foi escolhido sede dos Jogos, estava na cerimônia em Copenhague, pois ocupava a presidência da Câmara dos Deputados. Ele afirmou que, naquele momento, tinha uma “certa preocupação”, o que foi dissolvido após acompanhar a evolução das obras olímpicas.

Já Paes afirmou, mais uma vez, que todas as obras de arenas esportivas foram entregues “no prazo e no custo” e destacou

participação da iniciativa privada nos

relacionados à Olimpíada do Rio. Os Jogos estão orçados em R$ 39 bilhões, dos quais R$ 7 bilhões destinados para instalações esportivas. O prefeito exaltou a obra do metrô, que custou R$ 10 bilhões, e chamou de “milagre” a construção dos 26 quilômetros de trilhos cinco anos e meio.

—É um gesto de heróis. Não estava no livro com as promessas de candidatura, em 2009, fazer linha de metrô nenhuma. Lembro de uma reunião com o COI em que o governador Sérgio Cabral falou “vamos colocar a Linha 4 como projeto olímpico para pegar os financiamentos e entregar essa obra fantástica para a cidade” — disse.

No momento dos agradecimentos, Paes não citou o nome de ex-aliados. O prefeito creditou o sucesso do empreendimento a Cabral, ao governador Luiz Fernando Pezão, ao governador em exercício, Francisco Dornelles, ao deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), ex-secretário estadual de Transportes, e ao atual titular da secretaria, Rodrigo Vieira. Os nomes do ex-secretário de Transportes Carlos Osorio, que estava ao evento e hoje é candidato à prefeitura pelo PSDB, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma não foram lembrados pelo prefeito.

Já Pezão chamou o prefeito de “guerreiro” e elogiou a participação de Paes nos projetos olímpicos:

—Se não fosse o Eduardo, não teria Olimpíada.




O trajeto da Linha 4 do metrô - Editoria de Arte Metrô Rio e O Globo

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