Conheça detalhes e curiosidades da nova linha do metrô do Rio


Estação General Osório ganhou acesso
para a Lagoa com a inauguração da Linha 4 do Metrô do Rio (Foto: Daniel Silveira)


Inaugurada neste sábado (30), após décadas de espera pelos cariocas, a linha 4 do metrô do Rio, que liga a Zona Sul à Zona Oeste, esbanja modernidade nas cinco estações concluídas para operação. Um dos grandes destaques, porém, é da Estação General Osório, terminal da linha 1, que com a nova linha ganhou um extenso túnel para acesso dos passageiros para o Bairro da Lagoa.

A Linha 4 tem seis estações exclusivas: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico, terminal na Barra da Tijuca. A estação Gávea é a única que não está pronta. A expectativa é que ela seja concluída em 2018.

Os trens da linha 4 seguem, no entanto, até a Estação General Osório, da Linha 1, que foi ampliada. As plataformas para embarque e desembarque dos passageiros ficam oito metros abaixo das originais. Além dos quatro acessos já existentes na estação (Praça General Osório, Rua Jangadeiros, Complexo Rubem Braga e Rua Sá Ferreira), um novo foi criado na Lagoa. Trata-se de um túnel com 480 metros de extensão, equipado com três esteiras, duas escadas rolantes e elevadores, que garantem a acessibilidade.

“No projeto inicial, ela seria apenas uma saída de emergência e um sistema de ventilação. Mas, nós percebemos a possibilidade e a oportunidade de alargar ela um pouco mais e oferecer o sistema metroviário para mais um bairro da cidade”, disse o secretário estadual de transportes Rodrigo Vieira.



Túnel de acesso à Lagoa na Estação General Osório ganhou série de fotos das paisagens do Rio (Foto: Daniel Silveira)

Painéis artísticos nas estações
Quase todas as cinco estações da Linha 4 ganharam obras artísticas no seu acabamento. O maior destaque ficou com a Estação São Conrado. Um grande painel, assinado pelo artista plástico Vik Muniz, exibe rostos de crianças moradoras da comunidade da Rocinha. A obra foi instalada justamente no acesso que leva à comunidade.



Artista plástico Vik Muniz criou painel com os rostos de crianças moradoras da Rocinha. Obra foi instalada no acesso pela Rocinha da Estação São Conrado da Linha 4 do metrô (Foto: Daniel Silveira)


Outro painel que chama a atenção fica na Estação Antero de Quental. Composto com azulejos coloridos, ele faz uma homenagem aos surfistas cariocas. A estação Nossa Senhora da Paz também ganhou extenso painel que faz uma homenagem história à praça homônima de Ipanema.



Estação Antero de Quental, no Leblon, ganhou painél que homenageia surfistas (Foto: Daniel Silveira)


Referências olímpicas
Adesivos, banners e outros elementos gráficos garantem à Linha do Metrô o clima olímpico. Entre 1º de agosto e 19 de setembro, a nova linha será utilizada somente por quem tem credencial ou ingressos para os Jogos da Rio 2016.

Na Estação Nossa Senhora da Paz, por exemplo, um grande adesivo no chão simula uma pista de atletismo que conduz até as catracas de acesso. Já no túnel da Estação General Osório que leva à lagoa, há, também no chão, um adesivo que uma piscina olímpica com suas raias. Em escadas e paredes há murais com a frase “grandes eventos passam por aqui” acompanhando rostos pintados de torcedores.


Estação Nossa Senhora da Paz tem 'pista de atletismo' que leva até às catracas de acesso (Foto: Daniel Silveira)

Curiosidades da Linha 4
Apresentada pelo governo do estado como a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina nos últimos anos, a Linha 4 do metrô tem números superlativos. Ela custou R$ 9,7 bilhões. Construída em seis anos, demandou concreto suficiente para construir oito estádios do Maracanã - mais de 665 mil metros cúbicos. Os mais de 1,6 milhão de toneladas de explosivos utilizados nas escavações dos túneis dariam para realizar 152 réveillons de Copacabana.

Tempos de viagem da Linha 4
Com a nova linha, os passageiros poderão se deslocar entre a Pavuna (estação terminal da linha 2) à Barra da Tijuca pagando somente uma passagem. Todo o trajeto tem tempo estimado em 1h20, sendo necessário o transbordo entre as linhas. Já entre a Barra da Tijuca e Ipanema, o tempo de viagem é de apenas 13 minutos.

Jardim Oceânico - Nossa Senhora da Paz (Ipanema): 13 minutos
Jardim Oceânico - Botafogo: 23 minutos
Jardim Oceânico - Carioca (Centro): 34 minutos

Jardim Oceânico - Estácio: 42 minutos
Jardim Oceânico - Uruguai (Tijuca): 50 minutos

Jardim Oceânico - Del Castilho: 1 hora com transbordo
Jardim Oceânico - Pavuna: 1h20 com transbordo

Acessos das novas estações
Jardim Oceânico tem três acessos: na Avenida Armando Lombardi, o acesso Lagoa, na pista sentido Recreio, fica entre a Unimed e a antiga Drogasmil. Já o acesso Mar, no sentido Zona Sul, está próximo à esquina da Rua Fernando de Matos. O terceiro fica na área de conexão da Estação Jardim Oceânico com a TransOeste, para receber os passageiros do sistema BRT.

São Conrado tem três acessos: um na Estrada da Gávea, em frente ao supermercado Extra, outro na Avenida Niemeyer (próximo à Igreja Universal da Rocinha), e o terceiro na Avenida Aquarela do Brasil (onde funcionava a antiga concessionária Itavema).

Antero de Quental, no Leblon, tem dois acessos: um pela Rua General Urquiza e outro pela Avenida Bartolomeu Mitre.

Jardim de Alah, também no Leblon, tem dois acessos: um na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Ataulfo de Paiva, em frente ao canal do Jardim de Alah, e outro na Ataulfo de Paiva próximo à Rua Almirante Pereira Guimarães.

Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, tem dois acessos na praça: um pela Rua Joana Angélica e outro pela Rua Maria Quitéria.

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