Faixa olímpica da Avenida Niemeyer começa a funcionar neste domingo


Na foto, as faixas olímpicas da Avenida Brasil - Márcio Alves


RIO - A partir deste domingo, a Avenida Niemeyer terá faixa olímpica prioritária e será via exclusiva para o uso da família olímpica, ônibus, STPL (Serviço de Transporte Público Urbano Local) e veículos que se destinem ao Vidigal, aos hotéis e aos condomínios da área. Não haverá nenhum bloqueio físico na avenida, porém, se o veículo utilizar a via apenas como passagem será multado pelos equipamentos de fiscalização eletrônica, conforme sinalização.

FAIXAS BRS 24 HORAS

Os corredores BRS, com faixas olímpicas, funcionarão 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos, a partir da implantação das faixas olímpicas. Em Copacabana, ficou proibido o estacionamento nas vias com BRS em que, atualmente, há permissão de parada à noite e aos fins de semana. A proibição começou a vigorar no dia 25 de julho e vai até o dia 22 de agosto.

Na última segunda-feira, táxis e ônibus começaram a dividir os corredores de BRS da Zona Sul e do Centro, que passaram a operar 24 horas por dia e já têm faixas reservadas para a passagem de carros credenciados da chamada família olímpica. Também houve alterações na Linha Amarela, com a suspensão da faixa reversível no sentido Fundão pela manhã, bem como bloqueios de seis acessos à via expressa.

O valor da multa, que não é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), virou motivo de polêmica. Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça recuou e voltou a suspender a cobrança de R$ 1.500 por invasão de faixa olímpica. Com isso, voltou a valer apenas a taxa prevista pelo CTB, que vale cerca de 10% do valor estipulado pela prefeitura do Rio.

A infração será fiscalizada principalmente por pardais. Para isso, eles farão uma espécie de varredura pelas faixas. Os veículos da frota olímpica são reconhecidos porque têm instalados um dispositivo eletrônico de identificação

Comentários

Postagens mais visitadas