Lagoa ganha acesso ao metrô amanhã
Operários trabalham duro para concluir o acesso Lagoa do metrô - Jorge William
RIO - No embalo pré-olímpico, o novo acesso à Estação General Osório, na Lagoa, vai ser inaugurado neste sábado, junto com a Linha 4 (Barra-Ipanema) do metrô. E, para tentar finalizar as obras a tempo e a hora, o ritmo dos operários era frenético ontem, na Avenida Epitácio Pessoa. Cones nas pistas interditavam duas faixas da via, a fim de permitir o vaivém de homens e materiais.
— Mais um bairro será inserido no sistema metroviário, e a Estação General Osório passará a ter uma flexibilidade maior — destaca o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira.
A estimativa da Secretaria de Transportes é de que, pelo acesso Lagoa, passem três mil pessoas diariamente, de segunda à sexta-feira. O volume de passageiros pode chegar a sete mil por dia nos fins de semana, quando a Linha 4 estiver operando plenamente.
O acesso Lagoa não estava previsto inicialmente no projeto. Mas surgiram exigências de segurança para a construção de duas novas plataformas de embarque e desembarque na Estação General Osório. Era preciso implantar um túnel de ventilação e uma saída de emergência. O governo do estado resolveu, então, dar uma maior utilização ao túnel, com 500 metros de extensão, abrindo o acesso.
A nova entrada fica no canteiro central da Epitácio Pessoa, entre os números 2.014 e 1.976, na altura do Parque do Cantagalo. O acesso conta com dois elevadores, três esteiras rolantes em cada sentido, além de duas escadas rolantes e duas fixas.
Com a conclusão das obras, a Estação General Osório está apta a receber os trens das linhas 4 e 1 (Tijuca-Ipanema). No futuro, à medida em que a operação da Linha 4 avance, trens da linha 2 (Pavuna-Botafogo) também poderão chegar à General Osório.
Comentários
Postar um comentário