Ônibus deve ter quatro câmeras para inibir assaltos, afirma conselho


Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife foi realizada por causa de violência (Foto: Dione Ramos/WhatsApp)


O Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos, formado por representantes do governo de Pernambuco e das prefeituras do Recife e de Olinda, definiu novos parâmetros das câmeras de monitoramento a serem instaladas nos ônibus que circulam pela Região Metropolitana. Com a nova determinação, publicada no Diário Oficial de Pernambuco esta semana, cada coletivo deverá ter quatro equipamentos de alta resolução e ampla capacidade de captar imagens mesmo em locais com pouca luminosidade.
A medida faz parte de um conjunto de ações para tentar inibir a onda de assaltos a coletivos. No primeiro semestre de 2016, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, oficialmente, 506 assaltos a ônibus no Grande Recife. Isso representa um aumento de 38,2% em relação ao mesmo período, de janeiro a junho de 2015, quando o estado notificou 366 ocorrências. Em todo o ano passado, a polícia contabilizou 799 casos.
De acordo com o novo parâmetro, as câmeras deverão ficar posicionadas da seguinte forma: na frente do veículo, mas comi campo visual para captar imagens das calçadas. Uma deve ficar perto do motorista, para registrar os movimentos na porta dianteira. Um equipamento deve ser posicionado perto da catraca e o último, na parte traseira.
A norma prevê, ainda, que o sistema tenha capacidade operacional para armazenar todas as imagens, das quatro câmeras, por 72 horas. Esses vídeos poderão ser solicitados pelo conselho num prazo de 24 horas, para verificação em caso de uma ocorrência criminosa.
Cada imagem deve informar dados dos ônibus, como o número de ordem, data e hora.. O sistema operacional deve ter a capacidade de eliminar as gravações mais antigas sem suprimir os vídeos recentes.
A substituição das câmeras dos ônibus foi tema de debates entre representantes da Secretaria de Defesa Social dos empresários do sistema de transporte coletivo do Grande Recife. Este ano, as duas partes chegaram a articular um pacto para amenizar a violência
Diante dos casos de violência, os motoristas e cobradores realizaram um protesto no Centro do Recife, no dia 20 deste mês. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Benílson Custódio, a categoria está muito preocupada com os recentes casos de profissionais e passageiros feridos em assaltos. Por isso, decidiu paralisar os serviços durante um período da manhã, por cerca de uma hora. O sistema de transporte tem 13 empresas de ônibus, que realizam mais de 26 mil viagens por dia e transportam cerca de 2 milhões de passageiros, diariamente. São quase três mil coletivos e 394 linhas, atendendo a toda a Região Metropolitana do Recife.
Estatísticas
Os números de assaltos a ônibus revelam a dimensão do problema enfrentado diariamente por passageiros, motoristas e cobradores. Nos últimos 20 dias, três pessoas ficaram feridas em investidas de ladrões registradas na Região Metropolitana.

O caso mais recente ocorreu na terça-feira (19). Um passageiro foi esfaqueado por bandidos. Ele estava num ônibus da Vera Cruz, da Linha Vila da Sudene, quando dois homens anunciaram o assalto. O coletivo passava pela Rua Camutanga, no bairro da Cabanga, área central da capital pernambucana, por volta das 21h, nas proximidades da estação da Compesa.
Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Recebeu atendimento e teve alta. Após o crime, o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar informou que já começou um estudo de campo no local, que não apresentava nenhum registro de ocorrência do tipo na área.
A PM revelou, ainda, que, no momento do episódio, PMs do batalhão realizavam a operação Transporte Seguro na Avenida Sul, nos dois sentidos, onde os casos já apresentam redução.

Casos recentes

Outro caso de repercussão ocorreu no dia 30 de junho, no Curado I, na Zona Oeste do Recife. Por volta das 15h, um bandido entrou no coletivo número de ordem 339 da Empresa Borborema, que fazia Linha 346-Terminal Integrado de Passageiros (TIP)/ Conde da Boa Vista, e enunciou a investida. Ele estava armado com um revólver.
Segundo informações de testemunhas, após recolher objetos dos passageiros, o ladrão efetuou disparos. Uma mulher foi atingida de raspão na barriga. Recebeu os primeiros socorros e seguiu para o Hospital Pelópidas Silveira, na Zona Oeste do Recife. Passando bem, acabou liberada.
Um homem, outro ferido, também seguiu para o Pelópidas Silveira e teve que ser transferido para o Hospital Getúlio Vargas, na mesma regisegundo testemunhas, conseguiu escapar.
Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife



Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)


Horas depois, a Polícia Militar prendeu quatro adolescentes e um jovem de 18 anos, nas proximidades do Largo da Paz, no bairro de Afogados, na Zona Sul do Recife. Eles eram suspeitos de assaltos a ônibus. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma arma de fogo.
Testemunhas relataram no local que os suspeitos chegaram a entrar no ônibus, mas que o motorista desconfiou do grupo e conseguiu avisar à polícia. Segundo a PM, o grupo estava planejando o crime quando foi preso. Os cinco foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, no bairro da Boa Vista, região central da capital.


Operações


Diante da onda de assaltos a ônibus, a Polícia Militar de Pernambuco informou que Vem realizando a Operação Transporte Seguro em alguns pontos da RMR. Eses pontos são selecionados de acordo com a incidência criminal, com base nos dados coletados pela SDS, para a realização de blitz policial, com foco na abordagem em coletivos. Na operação, patrulhas de unidades especializadas e de área realizam as abordagens nos usuários e nos coletivos.

De janeiro a junho de 2016 foram realizadas 15.969 abordagens, resultando na apreensão de 06 armas de fogo, 09 armas brancas e 35 pessoas encaminhadas à delegacia. Já a Polícia Civil disse que vem priorizando, através da Diretoria Integrada Metropolitana, os inquéritos policiais que apuram roubos contra coletivos e seus passageiros.

Comentários

Postagens mais visitadas