Após ato, manifestantes fazem acordo com a Secretaria de Habitação



Conselho em reunião com o secretario Marcos Baptista , Antes das manifestações
Foto : Vanessa Barbosa / Estadão


Após o protesto realizado por moradores de comunidades da Zona Norte do Recife, na manhã desta terça (30), em frente à Secretaria de Habitação, a pasta informou ter recebido uma comissão para tratar da pauta de reivindicações do grupo. Além de moradores de Cajueiro e Chão de Estrelas, no Recife, a manifestação também teve a presença de integrantes da comunidade Arco-Íris, grupo recebido pela Secretaria.[Veja vídeo acima]

Durante a reunião, o órgão informou que vai fazer uma visita técnica na área no próximo dia 6 de setembro. Na visita ao local, a Secretaria fará um levantamento sobre as necessidades da comunidade e deve elaborar um relatório com as principais reivindicações dos moradores.
Ainda de acordo com a Secretaria de Habitação, a Diretoria Executiva de Operações (DEO) do órgão vem estabelecendo o diálogo com os movimentos sociais e com as comunidades e busca conhecer as demandas através de reuniões periódicas.

Outro segmento do órgão, a Gerência de Projetos Sociais (GPS) também assegurou realizar atendimento à comunidade e busca esclarecer dúvidas e retirar as famílias inseridas em áreas em que são executadas obras estruturadoras. Ainda assim, a coordenadora da Organização e Luta por Moradia, Edileide Barros, afirmou que a pasta não se pronunciou sobre o cadastro de famílias.

“Eles falaram de entrega de casas, mas explicaram que depende da quantidade de vagas disponíveis para cadastro das famílias para receber o auxílio-moradia”, explicou. Apesar de não ter todas as respostas desejadas no encontro, a líder comunitária informou que o grupo pretende esperar até que a pasta cumpra o prometido. “Como eles pediram um prazo, vamos aguardar o tempo que eles pediram. Esperamos que dessa vez eles cumpram a visita”, pontua.

Manifestação
Por volta das 8h30 da manhã desta terça (30), famílias das comunidades de Cajueiro, Chão de Estrelas e Arco-Íris, noRecife e em Olinda, protestaram em frente à sede da Secretaria Estadual de Habitação, no bairro de Campo Grande. Para protestar, o grupo queimou pneus e móveis na Avenida Agamenon Magalhães.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados no local e, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a manifestação foi encerrada por volta das 10h. No local, o trânsito flui com normalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas