Coletores de lixo de Londrina paralisam atividades em protesto


Coletores de lixo de Londrina paralisaram as atividades nesta quarta-feira (31) (Foto: Alberto D´Angele/RPC)



Coletores de lixo orgânico de Londrina, no norte do Paraná, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (31) para cobrar melhores condições de trabalho. Devido ao protesto, a coleta foi prejudicada em diversos bairros nas regiões sul, norte, leste e oeste da cidade.

A coleta deveria ter começado às 7h desta quarta-feira, mas os portões da empresa responsável pelo serviço amanheceram fechados. Os caminhões ficaram dentro do pátio e os coletores ficaram concentrados na calçada.

A empresa, que fica no Parque Valdemar Hauer, na zona leste, tem cerca de 100 funcionários, 50 por turno. Os trabalhadores reclamam que os caminhões utilizados não estão com a manutenção em dia e criticam a demissão de um funcionário que teria feito reclamações.

“Caminhões estão com problemas de freios, tem veículo quebrado. A gente não pode reclamar de nada. Nós escolhemos uma pessoa para nos representar e negociar com a empresa, mas esse colega foi demitido. Ele fala por todos os trabalhadores”, explicou o coletor Antônio Carlos Costa.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) já notificou a empresa Paviservice para que retome a coleta o mais rápido possível. A empresa poderá ser multada pelo período paralisado no caso do descumprimento. Conforme a CMTU, o problema ocorre entre os funcionários e a empresa terceirizada. A Paviservice coleta 10.500 toneladas de lixo por mês em Londrina.

Comentários

Postagens mais visitadas