Problema no sistema de Furnas deixa bairros do Rio sem luz



Sinais de trânsito da Rua Arquias Cordeiro, no Méier, estão apagados - Ediane Merola

RIO — Vários bairros estão às escuras nesta quarta-feira, na Baixada Fluminense e na Zona Norte do Rio. O problema começou por volta das 15h. Segundo a Light, a interrupção no fornecimento de energia é devido a um problema no sistema de Furnas, e o "restabelecimento depende de autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)". A empresa, por sua vez, está apurando a causa do apagão, que afetou também a circulação do metrô e do VLT.

De acordo com o Metrô Rio, o trecho entre Vicente de Carvalho e Pavuna ficou sem funcionar das 15h05m às 15h34m. Durante esse tempo, a Linha 2 operou entre Botafogo e Maria da Graça. A concessionária informou que a energia já foi restabelecida, e a a Linha 2 voltou a operar entre Botafogo e Pavuna. Os intervalos, no entanto, ainda estão em processo de normalização.

A circulação do VLT também apresentou problemas. A concessionária ainda não informou, porém, se o transporte está paralisado.

CHOVE EM VÁRIOS PONTOS

A falta de luz acontece junto com a chegada de uma frente fria na cidade, mas ainda não se sabe se o mau tempo é o responsável pela queda de energia. Segundo o Alerta Rio, houve registro de chuva na Urca, Tijuca, Santa Teresa, Saúde, Madureira, Piedade, Jacarepaguá, Campo Grande, Laranjeiras, São Cristóvão e Ilha do Governador.

A virada de tempo trouxe também ventania. Por volta das 6h, houve registro de vento forte de 62,3km/h no Forte de Copacabana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, há previsão de aumento gradual da nebulosidade, com pancadas de chuva isoladas a partir do fim da tarde.

Além das rajadas de vento, a chuva pode vir acompanhada de raios, segundo a previsão. O panorama deve se repetir na quinta e na sexta. O sol só deve voltar a aparecer entre nuvens no sábado. Para domingo também não há previsão de chuva.

As temperaturas devem permanecer estáveis nesta quarta-feira. A máxima prevista é de 33 graus, e a mínima, de 18 graus.

Comentários

Postagens mais visitadas