Agência Nacional de Águas mantém restrições a vazão no Paraíba do Sul


Rio Paraíba do Sul - Margi Moss / Agência Brasil




RI0 —A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu manter a vazão da barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, em 110 metros cúbicos por segundo, pelo menos até o dia 30 de novembro. A resolução da ANA foi divulgada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União. A vazão normal é de 190 metros cúbicos por segundo, mas sofreu cortes a partir de maio de 2014 numa estratégia para tentar evitar que falte água para abastecer as populações que vivem em cidades cujo abastecimento depende do Rio Paraíba do Sul, incluindo a região metropolitana do Rio. A atual vazão de 110 metros cúbicos é adotada desde 2 de março de 2015, no auge da seca que atingiu a região sudeste.

Segundo o site da ANA, a decisão foi tomada tomando como base questões técnicas e debates da 11ª Reunião do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Paraíba do Sul (GTAOH) do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), realizada no último dia 28.

O quadro atual é melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 28 de setembro deste ano, os reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul tinham o equivalente a 47,60% do volume útil. Em 2015, também em 28 de setembro, o percentual era de 7,28%.

Comentários

Postagens mais visitadas