BRT da Grande Florianópolis deve ter início da operação no final de 2017
Uma das proposta do BRT é para a Via Expressa (Foto: Secretaria de Estado do Planejamento/Divulgação )
Foi apresentado nesta quarta-feira (26) o projeto de infraestrutura do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) em Florianópolis. Os investimentos nessa parte estão orçados em R$ 1,1 bilhão, segundo a Secretaria de Estado do Planejamento. O sistema está previsto em locais como São José, Estreito e a Via Expressa. Os primeiros trechos devem entrar em operação no final de 2017.
A previsão é de implantação de 57 quilômetros de vias e faixas exclusivas para o ônibus, 36 estações e quatro terminais de integração, além de sistema de controle operacional para supervisionar a operação.
A intenção do governo do estado é lançar edital para a licitação da implantação, operação, conservação e manutenção da infraestrutura do sistema BRT por meio de parceria público-privada na modalidade concessão administrativa.
"O projeto prevê primeiro a implantação de faixas exclusivas, é diferente de pistas exclusivas, ao longo das vias existentes que saem de São José, passam pelo Estreito e vêm até o centro de Florianópolis utilizando preferencialmente a ponte Hercílio Luz. De toda maneira é uma obra mais simples e mais barata também. A seguir começa a obra da Via Expressa que é outro ponto de estrangulamento de todo sistema de transporte da região metropolitana e sucessivamente até chegarmos ao anel do Morro da Cruz com a parceria da prefeitura da capital", disse o superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.
Irão entrar em operação primeiramente os trechos do BRT que ligam São José até o Terminal de Integração do Centro (Ticen) via Estreito. As demais etapas de implantação serão sucessivas, até 2021.
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