Grande Vitória terá reforço de ônibus e policiamento para o Enem
No trânsito estarão de prontidão 80 guardas municipais (Foto: Divulgação / Prefeitura de Vila Velha)
Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana (dias 5 e 6) vão contar com mais ônibus nas ruas e aproximadamente 1,3 mil militares fazendo a segurança. Haverá policiamento ostensivo nos locais de prova em todo o Estado.
É o que garantiu a Polícia Militar. Ao todo, 300 viaturas serão utilizadas na escolta de materiais de prova, na distribuição e recolhimento, e também nas rondas, segundo a nota da PM.
Quem pretende ir de ônibus para os locais de prova vai contar com mais 66 ônibus do Transcol. Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), as linhas vão funcionar com os quadros de horários de final de semana e os veículos extras serão liberados por agentes caso haja aumento de demanda.
A companhia esclarece que, como as provas serão realizadas em locais espalhados por toda a Grande Vitória e não haverá um único destino para os estudantes, não há como prever com antecedência quais linhas precisarão de reforço. Mas garantiu que o reforço vai abranger os dez terminais (Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Itaparica, Vila Velha, Ibes, Itacibá, Campo Grande, Jardim América e São Torquato).
Em Vila Velha, também haverá mais ônibus nas ruas. Segundo a prefeitura, serão mais 27 coletivos municipais, o que representa um aumento de 30%. Além dos coletivos, o município vai reforçar o trabalho da Guarda Municipal com mais 40 guardas.
Ao todo, serão 80 agentes posicionados em vias arteriais da cidade, como as avenidas Carioca, Luciano das Neves e Champagnat. Próximo aos dois maiores locais de prova da cidade, onde mais de dois mil alunos farão provas, a Guarda Municipal também estará presente.
Em Vitória, a prefeitura afirmou que vai manter os ônibus municipais com quadro horário de final de semana e que, para garantir a fluidez do trânsito, a Rua de Lazer do Centro não vai funcionar.
Já a Rua de Lazer de Camburi terminará às 11 horas. O município ressaltou que a Guarda Civil Municipal estará de prontidão para interferir em qualquer caso de retenção.
Segurança
Policiamento
Serão aproximadamente 1.300 policiais atuando.
Viaturas
Ao todo, serão 300 viaturas.
Atuação
Eles vão atuar na escolta dos materiais de prova, tanto na distribuição quanto no recolhimento.
Locais de prova
Haverá policiamento ostensivo dos locais de prova espalhados em todo o Estado.
Ônibus
Transcol
Os ônibus vão funcionar com quadro horário de final de semana, e 66 coletivos a mais estarão disponíveis no caso de aumento da demanda.
Vila Velha
Serão mais 27 ônibus municipais circulando, o que equivale a um aumento de 30% na frota.
Vitória
A prefeitura afirmou que os ônibus municipais vão funcionar com quadro horário de final de semana.
Terminais
Todos os dez terminais receberão reforço: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, na Serra; Itaparica, Vila Velha, Ibes e São Torquato, em Vila Velha; Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica.
Guarda Civil Municipal
Vila Velha
Reforço de 40 agentes. Ao todo, serão 80 guardas municipais atuando no município.
Vitória
A prefeitura garantiu que os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão de prontidão para atuar em qualquer caso de retenção.
Ruas de Lazer
Centro de Vitória
Não vai funcionar.
Camburi
Terminarão às 11 horas da manhã.
Ciclofaixa
Vitória
A ciclofaixa que liga o Tancredão a Jardim Camburi funcionará normalmente, exceto no trecho de Jucutuquara, próximo ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Comentários
Postar um comentário