Mudanças no trânsito do Centro de Niterói começam segunda-feira
Canteiro de obras sob viaduto na Avenida Feliciano Sodré: pelo local, passam cerca de 500 ônibus por hora. Trânsito será desviado para as ruas Desidério Oliveira e Castelo Branco - fabio rossi
NITERÓI - Os motoristas que circulam pelo Centro, próximo aos acessos à Ponte Rio-Niterói, precisam ficar atentos às mudanças viárias que ocorrerão devido às obras do mergulhão da Praça Renascença. A partir da próxima segunda-feira, o trecho da Avenida Feliciano Sodré, que contorna o local, será interditado. Veículos que seguirem do Centro em direção à Avenida do Contorno (trecho da BR-101) e à Alameda São Boaventura terão que desviar pela Rua Desidério de Oliveira e acessar a Rua Castelo Branco ou a Rua Washington Luís para retornar à Feliciano Sodré. Os motoristas que descem da Ponte pela Avenida Jansen de Melo não serão afetados. O prazo para conclusão das obras é 17 de maio do ano que vem, segundo a Ecoponte, administradora da Ponte que vai executar o serviço.
instaurando as interdições no Centro será publicada hoje no Diário Oficial do município. A alça de retorno para a Alameda São Boaventura para os motoristas que vêm do Contorno também será fechada. Amanhã e domingo, placas de sinalização serão instaladas no entorno. A opção para os motoristas que vêm do Contorno e seguem para a Alameda São Boaventura será acessar a Avenida Feliciano Sodré, contornar a Praça Renascença, cruzar a avenida e acessar a Rua Desidério de Oliveira.
O coronel Paulo Afonso Cunha, presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), diz que oito operadores de trânsito auxiliarão o tráfego no local durante o dia; quatro trabalharão no turno da noite. Dois reboques — um para veículos pesados e outro para leves — também ficarão de prontidão no Ponto Cem Réis para ajudar na remoção de carros enguiçados ou dos que se envolverem em algum acidente no período das obras, até maio de 2017.
— Acredito que em dois ou três dias as pessoas que passam pelo local já estarão acostumadas com as mudanças. Vamos fazer todos os esforços para que as interdições provoquem o mínimo de reflexos no trânsito da região. Os agentes que ficarão no local vão se revezar orientando os motoristas para melhorar a fluidez do trânsito e atuarão desfazendo rapidamente possíveis acidentes e panes — adianta Paulo Afonso.
A construção do mergulhão da Praça Renascença foi anunciada para abril deste ano, mas só começou a ser executada há pouco mais de um mês. O túnel terá 511 metros de percurso, sendo 366 metros de rampas — com duas ou três faixas de rolamento — e 145 metros de trecho subterrâneo — com três faixas de três metros de largura cada, exclusivas para ônibus. A obra custará R$ 70 milhões e é apontada como solução para um dos principais gargalos no trânsito da cidade.
Veja o que muda
Interdições começam à zero hora
de segunda-feira
TRECHO INTERDITADO
ROTA ALTERNATIVA VINDA DO CENTRO DE NITRÓI
ROTA ALTERNATIVA VINDA DA BR 101
BAÍA DE
GUANABARA
1. A alça de retorno para a Alameda São Boaventura e Rodovia Niterói-Manilha (BR-101) será interditada entre as ruas Desidério de Oliveira e Castelo Branco
2. Quem vem do Centro pela Feliciano Sodré e segue em direção à Alameda e à Niterói-Manilha (BR-101) deve dobrar na R. Desidério de Oliveira e acessar, à esquerda, a R. Castelo Branco ou a R. Washington Luís Ambas levarão o motorista de volta ao trecho liberado da Av. Feliciano Sodré
3. Quem vem da Niterói-Manilha (BR-101) e quer acessar a Alameda deve seguir pela Feliciano Sodré até a altura da R. Saldanha Marinho. Após cruzar a avenida, o motorista deve dobrar na R. Desidério de Oliveira e acessar, à esquerda, a R. Castelo Branco ou a R. Washington Luís
Fonte: Ecoponte
No projeto original da Ponte Rio-Niterói, inaugurada há mais de 40 anos, já estava prevista a construção da galeria. Com a passagem subterrânea, os ônibus que vêm da Avenida Feliciano Sodré e da Rua Manoel Pacheco de Carvalho poderão acessar diretamente a Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno sem precisar parar no sinal existente na esquina com a Avenida Jansen de Melo.
ÁREA DE LAZER SOBRE O MERGULHÃO
Para a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, o mergulhão mudará a dinâmica viária da região, já que privilegiará o transporte coletivo.
— A mobilidade deve ser pensada para todos, mas o foco principal hoje é para quem usa o transporte público. Atualmente, cerca 500 ônibus passam por hora naquele cruzamento. Temos um gargalo ali que será solucionado. O túnel, exclusivo para os ônibus, vai impactar na melhoria da mobilidade da cidade como um todo — garante Verena, adiantando outras mudanças urbanísticas no local. — Ainda estamos fechando os últimos detalhes, mas vamos criar uma área de lazer, com equipamentos públicos voltados para crianças, jovens, adultos e idosos, com tratamento paisagístico. Serão intervenções que aumentarão a vitalidade urbana do local e atrairão mais moradores. Nosso objetivo é criar um ambiente harmônico entre o trânsito e os pedestres.
A construção do mergulhão sob a Praça Renascença é uma obrigação da Ecoponte prevista no contrato de concessão assinado em 2015, com duração de 30 anos. A empresa terá ainda que construir, do lado do Rio de Janeiro, a Avenida Portuária, que fará a conexão de veículos pesados entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio, no Caju. A Avenida Portuária também contará com uma ligação direta da Ponte com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil para os veículos que saem de Niterói.
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