Plano de trânsito retira ônibus de ruas internas de Icaraí


23 de Jan 2017 | 15h45 - Veículos disputam espaço no trânsito de Niterói: crescimento da frota na cidade teve o menor resultado desde que os levantamentos foram iniciados, em 2001 - Paulo Nicolella





NITERÓI - Icaraí vai passar por mudanças radicais no trânsito numa tentativa de diminuir o congestionamento nas principais ruas internas do bairro. Ônibus deixarão de circular em algumas dessas vias, pontos de táxi serão removidos e o estacionamento será proibido em alguns endereços. Além disso, uma ciclofaixa cortará o bairro e todos os sinais serão modernizados. A ideia é implementar as mudanças já no mês que vem, após apresentá-las e discuti-las com a comunidade na próxima quinta-feira, às 19h, no Clube Central, na Praia de Icaraí. O plano foi antecipado sexta-feira retrasada pela coluna Fome de Quê?.

Secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta diz que as mudanças buscam modernizar a forma como o espaço público é utilizado.

— O bairro tem uma estrutura física extraordinária, que é uma quadrícula, com potencial de organização simples, mas que está mal aproveitada. Precisamos mudar a cultura do uso do espaço público e do uso intensivo do automóvel. É claro que subtrair estacionamento causa desconforto no início, mas as pessoas passam a perceber que a cidade pode ser usada de outra forma, não precisa do carro o tempo todo — avalia.

O entendimento é que para alcançar o objetivo é necessário diminuir o número de ruas com tráfego de ônibus e melhorar a fluidez nas vias por onde passa o transporte público. Atualmente, para se ter uma ideia, a velocidade média na Álvares de Azevedo é de 7km/h durante o horário de rush. Os coletivos vão deixar de passar nas ruas Pereira da Silva, Presidente Backer, Domingues de Sá, Cinco de Julho e Sete de Setembro. Já quem mora na Rua Lopes Trovão passará a conviver com o transporte público na porta de casa.

— O maior problema de Icaraí é que em praticamente todas as ruas transversais da praia há ônibus passando. O problema não é o ônibus, é que também tem estacionamento. Tem tudo acontecendo — aponta o subsecretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier. — Não existe uma especialização das vias, uma com prioridade para passagem, outra para acesso local aos comércios, com estacionamento. O que estamos fazendo aqui é ordenar esse fluxos dentro do bairro.

Das ruas transversais à praia que cortam o bairro, apenas cinco terão fluxo de ônibus, duas em direção à orla (Ari Parreiras e Miguel de Frias) e três em direção a Santa Rosa (Mariz e Barros, Lopes Trovão e Pereira da Silva), além da Joaquim Távora. Nas duas últimas não haverá mais vagas de estacionamento, restando apenas as localizadas em comércio com calçada recuada, que acomode o veículo sem obstruir a rua.

As vagas de estacionamento da Lopes Trovão darão lugar a uma ciclofaixa com dois metros de largura que ligará a Avenida Roberto Silveira à orla. Para estimular o uso das bikes, 150 bicicletários serão espalhados por Icaraí. Na Pereira da Silva ainda não está definido se o estacionamento vai se transformar numa nova faixa para veículos ou em outra ciclofaixa. No total, 102 vagas serão remanejadas para outras ruas. Os pontos de táxi também serão transferidos para vias alternativas e alguns serão redimensionados para ocuparem menos espaço. Atualmente, Icaraí tem 40 pontos de táxi, totalizando 200 vagas.

Em paralelo, o sistema de sinais será modernizado: 42 equipamentos serão aprimorados, sendo que 13, os chamados inteligentes, serão instalados nos principais cruzamentos. O sistema é capaz de analisar a movimentação e, automaticamente, tomar decisões para privilegiar a via com maior movimentação.

A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) prepara um esquema especial para operar as mudanças. De acordo com o presidente do órgão, coronel Paulo Afonso, agentes ficarão fixos, das 6h às 22h, nas esquinas da Rua Gavião Peixoto com Lopes Trovão, Álvares de Azevedo e Pereira da Silva. O mesmo ocorrerá na esquina das ruas Mem de Sá e Pereira da Silva. As informações sobre os novos itinerários dos ônibus serão espalhadas em faixas explicativas pelas ruas.

Ruas importantes nesse projeto viário começaram a ser recapeadas. Na terça-feira à noite, a prefeitura concluiu o serviço na Mem de Sá. Esta semana, o trabalho começa na Rua Mariz e Barros.

Túnel de 150 metros para ligar as ruas Cinco de Julho e Oswaldo Cruz

Os planos da Secretaria de Urbanismo para otimizar a circulação em Icaraí incluem, ainda, a médio prazo, a construção de um túnel dentro de bairro, conectando a Rua Cinco de Julho com a Osvaldo Cruz, sob a pedreira. O subsecretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, explica que a alternativa desafogaria a Rua Pereira da Silva e a Avenida Ari Parreiras:

— Porque todo o miolo do Jardim Icaraí, entre a Lopes Trovão e a Ari Parreiras, teria uma rua de escoamento direto em direção à praia.

Barandier classifica a obra como “muito simples” e diz que a escavação da pedreira implicaria na desapropriação de apenas um imóvel comercial:

— (O túnel) É muito pequeno, 150 metros. Não precisaria nem de dinamite, com máquina mesmo se faz a escavação, com impacto muito pequeno para a vizinhança.

A Secretaria de Urbanismo ainda iniciará os estudos para verificar a viabilidade da obra.

Longe dali, na Região Oceânica, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciaram na última quarta-feira o início da elaboração de um túnel para ligar Itaipu e Itaipuaçu.

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