Central de emergência 153 está em funcionamento no Cisp de Niterói


07 de Mar 2017 | 21h40 -Agente da Seop recebe os chamados enquanto monitora as câmeras - Luiz Ackermann





NITERÓI - Quando o morador de Niterói tiver alguma urgência que precise de socorro, seja por ter sofrido acidente, assalto, em casos de incêndio ou até mesmo para resgate de animal, pode discar 153. A central emergência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, onde atuam, 24 horas, agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, concentrará os atendimentos. O novo serviço conta também com o número 98099-2160 para receber mensagens via WhatsApp.

Ao todo, cinco agentes da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) se revezam no atendimento da central. Há momentos em que todos são acionados ao mesmo tempo. De acordo com o caso, a demanda é repassada ao agente do órgão competente que estiver de plantão no Cisp no momento da ocorrência. Depois de iniciado o atendimento, as referências passadas pelo interlocutor ajudam o trabalho de monitoramento por meio de câmeras.

POLÍCIA SOBRECARREGADA

De acordo com o secretário Marcus Jardim, o objetivo do sistema é aliviar a sobrecarga da Polícia Militar.

— Hoje não existe segurança pública sem participação do município. Diante de qualquer emergência, às vezes problema de som alto ou um gato preso numa árvore, as pessoas se acostumaram a ligar para o 190. Nem tudo pode cair sobre a PM, por isso criamos o 153 — enfatiza.

Na fase de teste para a implantação do sistema, há dez dias, uma denúncia anônima resultou na apreensão de um carregador de pistola com sete munições, dois cartuchos de espingarda calibre 12, duas bombas tipo cabeça de nego e um radiotransmissor na Rua Manuel Pacheco de Carvalho, em Piratininga.

Segundo o relato anônimo que chegou à central, um homem de camisa vermelha, após perceber um carro branco indo em sua direção, assustou-se e jogou uma sacola branca no meio do mato. Em seguida, correu em direção à Estrada Francisco da Cruz Nunes. Guardas municipais foram apurar a denúncia e encontram a sacola, onde estavam as munições, as bombas e o radiotransmissor. O material apreendido foi encaminhado para a 81ª DP (Itaipu), onde foi registrada a ocorrência.

Comentários

Postagens mais visitadas