Região Oceânica de Niteroi : novas obras no dia 3
Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho entre o motel Status e o Shopping Piazza, terá as quatro faixas sentido Itaipu interditadas Foto: Evelen Gouvea
Niterói - Com o objetivo de atenuar os alagamentos que ocorrem em regiões como o Trevo de Piratininga e o loteamento Santo Antônio, a partir do dia três de julho será iniciada a maior obra de macrodrenagem da história da Região Oceânica de Niterói.
As intervenções vão durar de seis a oito meses e será necessária a interdição de trechos da Estrada Francisco da Cruz Nunes e da Avenida Almirante Tamandaré, em Itaipu e Piratininga, respectivamente. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, as obras de macrodrenagem serão divididas em quatro fases e compõem a parte mais complexa da obra da Transoceânica.
“Atrás do Shopping Itaipu Multicenter existe o maciço do Morro do Jacaré e, quando chove, as águas desse maciço vêm em direção à Estrada Francisco da Cruz Nunes, provocando alagamentos no Trevo.
Além disso, do outro lado da via temos o loteamento Santo Antônio, que fica dois metros abaixo do nível da estrada e também alaga muito. É uma região que nunca poderia ter sido loteada”, explica o prefeito.
Ainda de acordo com Neves, serão implantadas galerias subterrâneas de grande porte que se estenderão pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e Avenida Almirante Tamandaré até o Canal do Camboatá, em Camboinhas.
1ª etapa - A primeira etapa começa no dia três de julho e tem previsão para durar três meses. Nesse período, a Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho entre o motel Status e o Shopping Piazza, terá as quatro faixas sentido Itaipu interditadas ao tráfego de veículos.
O trânsito irá operar nas quatro faixas sentido Centro, sendo as principais destinadas aos motoristas que seguem para Itaipu, e as auxiliares para aqueles que seguem para o Centro. Serão necessárias alterações em pontos de ônibus da Estrada Francisco da Cruz Nunes.
O ponto em frente ao McDonald’s será deslocado para a altura da creche “Me Ninar”. “Os acessos aos estabelecimentos comerciais neste trecho serão analisados caso a caso.
Não serão poupados esforços para que sejam liberados o mais rápido possível. Também haverá acesso permanente aos moradores do condomínio da região”, disse o secretário de Obras, Vicente Temperini.
2ª etapa - Com previsão de duração de quatro meses, a segunda etapa começa no dia 17 de julho e compreende a área entre o Shopping Piazza até a unidade Itaipu do curso Cultura Inglesa.
As pistas sentido Itaipu desse trecho da Estrada Francisco da Cruz Nunes também serão interditadas e a operação de trânsito seguirá no mesmo esquema. O ponto de ônibus próximo ao posto de gasolina Cancun será deslocado para a calçada em frente do curso Cultura Inglesa de Itaipu.
Já para o ponto em frente à Rua Madri, será criada uma baia de acesso dos coletivos e passageiros.
3ª etapa - No dia 24 de julho, começa a terceira fase da obra, também com previsão de quatro meses.
Nesse período, a interdição ocorrerá na Avenida Almirante Tamandaré, nas duas faixas sentido Trevo de Piratininga, entre o posto de gasolina BR e a rótula do Shopping Itaipu Multicenter.
O trânsito será desviado para as ruas internas do bairro. Nesse caso, os motoristas deverão acessar a Rua José Dantas Freire Filho, virar à esquerda na Rua dos Acadêmicos, contornar a Praça do Descobrimento e continuar seguindo até a Estrada Francisco da Cruz Nunes.
4ª etapa - A quarta e última fase da obra de macrodrenagem começa em outubro e será realizada no trecho entre a rótula do Multicenter e a Cultura Inglesa.
As intervenções também devem durar quatro meses. Loteamento Santo Antônio - Após a execução do projeto, será iniciado o trabalho de microdrenagem do loteamento Santo Antônio, antiga reivindicação dos moradores da região.
“Com esta obra de macrodrenagem, vamos resolver de 70% a 80% do problema de alagamento do loteamento, o que permitirá, depois, fazer obras complementares no sistema de bombeamento e a pavimentação das ruas do Santo Antônio”, afirma Neves.
Comentários
Postar um comentário