Veja como a segunda passagem de ônibus funciona em outras capitais pelo país
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS
Com o decreto que institui o fim da gratuidade na segunda passagem - exceto para estudantes, usuários do sistema de transporte público da capital precisam ficar atentos às mudanças na cobrança. Quem precisar pegar dois ônibus em sequência, mesmo que em um intervalo curto de tempo, terá de pagar 50% do valor total da tarifa pela segunda viagem.
pesquisamos como é aplicada a cobrança da segunda passagem em outras seis capitais brasileiras e comparou com as novas regras de Porto Alegre, que entram em vigor no final do próximo mês.
Nas seis capitais pesquisadas, existem benefícios na segunda passagem ou integração total do transporte. Leia mais Saiba como as isenções na passagem de ônibus funcionam em outras capitais Segunda passagem de ônibus passará a ser gratuita apenas para estudantes em Porto Alegre .
 As regras são válidas da mesma forma que em Porto Alegre: é necessário pagar com o cartão de mobilidade que vigora na cidade, como o Tri serve para a capital gaúcha. As integrações entre outros sistemas como BRT, trens e metrôs também diminuem o custo do transporte público.
Belo Horizonte
Passageiros têm desconto de 50% no segundo embarque, desde que seja até 1h30min depois do primeiro. Vale para usuários que pagam a passagem com o cartão de vale-transporte, independente da modalidade. Em dias de semana, 9% dos passageiros usam esse benefício, o que corresponde a 122.958 mil pessoas. No final de semana, o índice oscila entre 6% e 7% dos pagantes.
O valor da passagem varia conforme a linha: a passagem nas linhas alimentadoras é R$ 4,05 e as circulares custam R$ 2,85. BH também tem o formato BRT e, dessa forma, é possível fazer várias viagens sem sair de dentro da estação, pagando uma passagem única.
Curitiba
A segunda passagem é gratuita em algumas linhas mais distantes, que não têm integração com BRTs. O passageiro precisa pegar o segundo ônibus até duas horas depois do primeiro. A passagem custa R$ 4,25 e a gratuidade beneficia 80 mil passageiros por ano.
Distrito Federal
Como todos os ônibus e metrôs são integrados, há desconto em viagens em que pelo menos duas baldeações seguem no mesmo sentido em um espaço máximo de duas horas, independente do meio de transporte. O benefício é válido para portadores do Cartão Cidadão (o equivalente ao Tri, qualquer pessoa pode fazer e colocar créditos) e de Vale-Transporte.
O desconto varia conforme o modal utilizado. Para cada viagem integrada, o valor máximo é de R$ 5. Por exemplo: ao pegar um ônibus, seguido de metrô, a tarifa será única de R$ 5. Estudantes têm passe livre em linhas que levem até a instituição de ensino e idosos a partir de 65 anos têm gratuidade, basta apresentar documento de identidade.
A integração total do sistema acontece desde 2013.
Rio de Janeiro
Há integração sem custo adicional entre linhas de ônibus, entre ônibus e BRT e ônibus e VLT, no período de duas horas e trinta minutos. O benefício está em vigor desde 2010. No primeiro semestre do ano, 12,3% dos passageiros foram beneficiados. A passagem custa R$ 3,80, mas prefeitura e empresas de ônibus continuam em impasse sobre um possível aumento.
Salvador
Usuários do passe antecipado, vale-transporte e cartão para estudantes pagam uma única tarifa ao pegar dois ônibus, independente da região, em um período de duas horas. A tarifa é de R$ 3,60. A unificação aconteceu em 2013, no início da atual gestão. Cerca de 18% dos passageiros são beneficiados pelo sistema do Bilhete Único mensalmente.
São Paulo
O Bilhete Único Comum permite que passageiros façam até quatro embarques em três horas. Com o Bilhete Único Vale-Transporte, são até quatro embarques em duas horas. Aos finais de semana, o Bilhete Único dá direito a até quatro embarques em oito horas, pagando apenas uma tarifa. A passagem de ônibus sai por R$ 3,80 e a integração Ônibus + Metrô ou CPTM é R$ 6,80.