Crea-RJ pede extensão de 30 dias para entrega de laudo sobre Ciclovia Tim Maia


Ciclista ignora placa de aviso e pedala em trecho interditado da Cilocia Tim Maia - Fabiano Rocha



 RIO - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) solicitou a extensão de mais 30 dias para a entrega do laudo sobra a Ciclovia Tim Maia. O prazo se esgotava nesta quinta-feira.



 O desabamento de um trecho de 20 metros da estrutura no dia 21 de abril do ano passado matou duas pessoas. Atualmente, trecho de cerca de 1.600 metros da pista, entre a praia de São Conrado e o Vidigal, está interditado.



  "Em virtude do término do prazo do pedido que o Ministério Público (MP) definiu para a solicitação de nova vistoria na ciclovia Tim Maia, feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), o departamento jurídico do Conselho entrou com uma petição no MP solicitando a extensão de mais 30 dias no prazo para a entrega da minuciosa vistoria e laudo que está sendo desenvolvido por um grupo de estudos formado por qualificados engenheiros que compõem o quadro do Crea-RJ", afirma a nota do Crea-RJ.



 A ciclovia passou por reformas emergenciais, mas uma fiscalização do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), em outubro deste ano, constatou que as obras realizadas pelo consórcio Concremat-Concrejato não são suficientes para garantir um mínimo de segurança, e que não foram sequer precedidas dos necessários estudos hidrológicos.


O Grupo de Apoio Técnico do MPRJ (GATE/MPRJ) indicou que persistem diversos pontos de corrosão e falhas na estrutura da ciclovia. Em março deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) recomendou que a Ciclovia Tim Maia permanecesse interditada no trecho entre São Conrado e o Vidigal até que sejam realizadas obras que corrijam problemas estruturais.



A conclusão do estudo é que a ciclovia não apresenta condições adequadas de segurança para utilização.


 ACIDENTE DEIXOU DOIS MORTOS


 Um trecho de mais de 50 metros da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, desabou por volta das 11h10m do dia 21 de abril do ano passado, deixando dois mortos. O acidente foi na altura da Gruta da Imprensa.


 As vítimas foram identificadas como Ronaldo Severino da Silva, de 60 anos, e Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos. A ciclovia foi inaugurada em janeiro de 2016 e custou R$ 44,7 milhões.

Postagens mais visitadas