Obra que ligaria corredores Transoeste e Transolímpica permanece parada



Tunel escavado pela metade entre o Terminal Recreio e a Estação Salvador Allende do BRT.jpg Foto: Emily Almeida 

RIO — Os usuários do BRT Transoeste que passam pela estação Salvador Allende podem ver, entre as duas pistas da Avenida das Américas, um enorme vão que não dá acesso a lugar algum. A escavação foi feita de forma a permitir a passagem de dois ônibus, lado a lado, mas jamais foi concluída.
Ali deveria haver uma ligação entre a estação Salvador Allende do Transoeste e o Terminal Recreio da Transolímpíca. Sem ela, os passageiros que desejam fazer a integração são obrigados a percorrer cerca de 200 metros entre as duas paradas, tendo que atravessar uma das pistas da Américas. O buraco serve ainda de abrigo ocasional para moradores de rua como Cleison de Souza, catador de latas de alumínio.

Um catador de latinhas usa o buraco como abrigo da chuva e do frio Foto: Emily Almeida / Agência O Globo
Um catador de latinhas usa o buraco como abrigo da chuva e do frio Foto: Emily Almeida 

O barbeiro Wagner Golçalves faz a integração entre as duas linhas do BRT no caminho para o trabalho. Além da distância entre as duas estações, ele se preocupa com a segurança no trajeto em determinados horários.
— À noite fica muito deserto, e há risco de assalto. E a travessia da avenida é bem perigosa, porque os carros não costumam reduzir a velocidade — conta.
A Secretaria municipal de Infraestrtura e Habitação informa que a obra não foi concluída porque seria necessário remover circuitos da Light para tanto, o que não estava previsto e aumentaria o custo em R$ 2,5 milhões. Não há previsão de retomada do trabalho.

Terminal dos ônibus para Vargem Grande virou estacionamento Foto: Emily Almeida / Agência O Globo
Terminal dos ônibus para Vargem Grande virou estacionamento Foto: Emily Almeida 

No mesmo ponto, entre as duas estações do BRT, há um terminal de ônibus construído para receber as linhas com destino a Vargem Grande. Quando a equipe do GLOBO-Barra esteve no local, o terminal estava sendo usado como estacionamento.
Segundo o BRT, as linhas 817A e 827A tinham baixíssima demanda de passageiros e foram absorvidas por outras, cujos trajetos já se sobrepunham aos itinerários atendidos originalmente. Já a Secretaria municipal de Transportes (SMRT) afirma que o terminal está sendo usado normalmente, mas o mvimento só deverá aumentar após a conclusão da ligação, ainda em construção, entre os corredores Transolímpica e a Transbrasil.
Sobre a 817A e a 827A, a pasta informa que o consórcio responsável já foi autuado 53 vezes, só este ano, por operar com frota abaixo do determinado ou por inoperância das linhas em questão.

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